CONFERÊNCIA



IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e 
I Fórum de Acessibilidade Universal:  

Nos dias 27 e 28 de abril, na Universidade de Caxias do Sul participaram da Conferência Municipal aproximadamente 200 pessoas. Destes estavam representados gestores públicos municipais, representantes do legislativo municipal, entidades governamentais, sociedade civil, familiares entre outros. No evento foram deliberadas as propostas descritas abaixo:


“Um olhar através da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência da ONU: novas perspectivas e desafios.”

Eixo 1:

EDUCAÇÃO, ESPORTE, TRABALHO REABILITAÇÃO PROFISSIONAL

Descrição das Propostas:

1- Criar, ampliar e manter as escolas de ensino especial para deficientes intelectuais e escolas bilingues, promovendo qualificação contínua aos profissionais da área e contemplando as diferentes faixas etárias;
2- Criação e ampliação do atendimento especializado para pessoas com deficiências em escolas infantis;
3- Criação e implantação de  proposta pedagógica/educacional para os menores de 6 anos (estimulação precoce) e para os maiores de 18 anos (adultos);
4- Ampliar e qualificar as salas de recursos multifuncionais das escolas públicas e privadas, bem como adequá-las a lei da acessibilidade;
5- Ampliar as ofertas de disciplinas que contemplem o estudo das diferentes deficiências  nas instituições de ensino superior.
6- Ampliar espaços específicos de esporte e lazer para atendimento aos deficientes intelectuais para todas as faixas etárias.
7- Promover eventos esportivos de âmbito municipal, estadual, nacional e internacional e incentivar a participação das pessoas com deficiência de todas as faixas etárias.
8- Promover a capacitação profissional da pessoas com deficiências para inclusão no mercado de trabalho, oferecendo cursos respeitando a lei acessibilidade;
9- Promover programas de acolhimento e sensibilização do público interno das empresas para receber as pessoas com deficiências.
10- Otimizar para as pessoas com deficiências  o fluxo de informações/encaminhamentos necessários na área de  reabilitação profissional para adequar/readequar-se as atuais condições.
11- Promover programas de acolhimento e sensibilização dos profissionais das instituições de ensino superior para as pessoas com deficiência. 

Eixo 2

ACESSIBILIDADE, COMUNICAÇÃO, TRANSPORTE E MOÇÕES.

Descrição das Propostas:

1- Intensificar a fiscalização do cumprimento da legislação de acessibilidade em espaços públicos e privados bem como em construções  novas e reformas contemplando as adaptações para as Pessoas com Deficiência.
2- Reformular o decreto do transporte adaptado porta a porta com objetivo de conscientizar sobre a necessidade ou não do uso do serviço incentivando a utilização do sistema regular de ônibus.
3- Investir em capacitação de profissionais que atendem a população de Pessoas com Deficiência.  no transporte coletivo da cidade.
4- Elaboração de uma politica  municipal de acessibilidade para as Pessoas com Deficiência concebido com ampla participação das entidades representativas deste segmento populacional visando garantir adaptações para as  Pessoas com Deficiência, em espaços públicos e privados.
5-Solicitar que o DETRAN revise os critérios para a liberação da CNH para a Pessoas com Deficiência.
6- Criar o cargo de provimento efetivo e realizar concurso público de tradutor-interprete de libras para o serviço público municipal.
7- A concessão do passe livre deve ter como critério a renda per capita de dois salários-mínimos.
8- Garantir nos programas federais de habitação a possibilidade dos Pessoas com Deficiência que habitam imóvel sem acessibilidade o pleno acesso a linhas de crédito conforme prevê o plano Viver sem Limites
9- priorizar a fiscalização de família composta por Pessoas com Deficiência que sejam impedidas de repassar/vender os imoveis que foram recebidos de programas de habitação.
10-  implantar um sistema de símbolos que identifique as linhas de transporte coletivos para pessoas com baixa visão e deficiência intelectual com a intenção de facilitar a identificação de itinerários.
11- incluir nos programas federais de habitação a concessão de crédito para adaptação de casas já existentes de acordo com as necessidades de cada Pessoas com Deficiência.

 Eixo 3

SAÚDE, PREVENÇÃO, REABILITAÇÃO ,ORTESES E PROTESES

Descrição das Propostas:

1- Garantir, ampliar  e qualificar  centros  e serviços em saúde mental para o tratamento de pessoas com deficiência intelectual e demais deficiências ,com equipe multidisciplinar, sem limite de idade, bem como internação a curto prazo.
2- Criar centros regionais de reabilitação multiprofissional nos moldes da aacd.
3- Garantir  e  fortalecer  a ampliação dos centros de convivência no desenvolvimento de oficinas terapêuticas, treino para as atividades de vida diária, bem como acolhimento aos familiares.
4-Garantir a substituição e a adequação das órteses e próteses quando necessário .
5- Descentralizar e ampliar os serviços de órteses e próteses afim de acolher as demandas locais.
6- Garantir que os serviços de saúde sejam administrados e executados pelo poder público municipal sem terceirização.
7- Fortalecer a rede básica nas politicas preventivas a saúde integral da pessoa com deficiência bem como a educação continuada
8- Fazer mapeamento para obter diagnósticos da situação das pessoas com deficiência nos eixos saúde, educação, cultura lazer e habitação a fim de definir estratégias de ações no município.
9- instalar painéis eletrônicos e recursos áudio visuais nas rede básica de saúde , hospitais , pronto atendimento e serviços especializados,para melhor identificação para pessoas com deficiência auditiva e surda.
10- Garantir a implantação do eixo da saúde estabelecido no plano viver sem limites
11- Garantir fluxos e procedimentos na área da saúde através de uma melhor comunicação entre todos os segmentos envolvidos.
12- Apoiar e custear atividades de Ecoterapia para as Pessoas com Deficiência.

 Eixo 4

SEGURANÇA, ACESSO À JUSTIÇA, PADRÃO DE VIDA E PROTEÇÃO SOCIAL ADEQUADOS

Descrição das Propostas:

1- Que o poder público municipal, estadual e federal remeta para as instâncias do controle social todo o projeto de lei, seja de criação ou reformulação da legislação pertinente à garantia dos direitos das  pessoas com deficiência.
2- Que o poder público, nas atividades sob sua responsabilidade, garanta inclusão das pessoas com deficiência em todos os serviços, programas e projetos que promovam a qualidade de vida.
3- Ampliar as unidades de centros de referência de assistência social (CRAS) no município de caxias do sul, assegurando acesso à proteção social.
4- Que o poder público municipal assegure a participação das pessoas com deficiência, suas famílias e entidades que trabalham com as pessoas com deficiência, na aplicação das legislações referentes a este segmento, evitando desperdício de recursos públicos.
5- Criar no município de caxias do sul um serviço especializado no atendimento de adultos com deficiência intelectual, garantindo proteção social conforme legislação.
6- Que o poder público municipal garanta recursos materiais e financeiros para que o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência possa promover ampla divulgação, em diferentes mídias, de materiais que tratem dos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
7- Que o Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência articule um trabalho permanente com os demais conselhos municipais, promovendo a garantia integral dos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
8- Que a promotoria pública estadual e federal tenha um setor de referência para tratar dos assuntos pertinentes aos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias.
9- Que o poder público municipal garanta acessibilidade para que as pessoas com deficiência e pessoas com baixa mobilidade tenham assegurado condições de participarem de todos os conselhos municipais.
10- Reformular a lei do passe-livre, assegurando a unificação do passe-livre municipal, estadual e federal, garantindo o direito das pessoas com deficiência que utilizam o transporte intramunicipal.
11- Ampliar os serviços de proteção social de média complexidade do centro de referência especializado de assistência social (cras) a fim de garantir atendimento às pessoas com deficiência, cujos direitos tenham sido violados.
12- Que os órgãos de segurança pública municipal, estadual e federal garantam acessibilidade universal.
13- Que o poder público municipal garanta qualificação e formação permanente para os servidores públicos e trabalhadores de todas as políticas públicas no que se refere ao atendimento e direitos das pessoas com deficiência.




Nenhum comentário:

Postar um comentário